domingo, 18 de março de 2012

reciclar - resignificar - reutilizar - reaproveitar

Para dizer o que quero e (talvez) ser entendido, terei que consultar o dicionário. Mas vi que os dicionários online não respondiam as minhas necessidades. Para explicar cada uma dessas quatro palavras precisaria de um estudo aprofundado (que não farei num domingo a noite). Mas mesmo assim não desistirei desse post, vou para os significados que tenho na minha pobre cabeça pós-revolução tecno-cientifica (informacional) de classe média em país de terceiro mundo.

Reciclar para mim é colocar de volta algo no ciclo natural da vida. Para as partes técnicas o wikipedia é bem melhor que eu, mas me limito a dizer que vejo como uma alteração em alguma objeto para que ele possa voltar pro ciclo, ao invés de ser descartado ao desuso e solidão. Resignificar pra mim é dar novo significado a algo ou alguém (veja que atento a gramática, que outra maneira tenho para interpretar uma palavra?). O primo Wiki nos diz do uso disso na neurolinguística, pois o "significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos. Quando mudamos o filtro, mudamos o significado do acontecimento, e a isso se chama ressignificar". Ou seja, é muito simples, é mudar (ou simplesmente criar) o significado das coisas. A palavra reutilizar é mais fácil: utilizar de novo, não? Volto na questão da reciclagem: ao invés de descartar botar de novo no belo ciclo da vida. E reaproveitar, bem, aproveitar de novo? Simples, se algo foi usado uma vez, porque não pode ser usado de novo, mesmo que para outro fim. Agora começo a sacar o que acontece, talvez estas palavras todas sejam sinônimos, ou pelo menos palavras bem parecidas.

Mas não digo isso aqui simplesmente como um devaneio, ou um pensamento aberto. Digo isso porque vou encaixa-lo com esse próximo SarauVarau que está por vir. Estou sobre forte influência do livro que acabei de ler, "Yoga Verde", de Georg e Brenda Feuerstein, e preciso tentar colocar algumas coisas em prática. Não tenho a pretensão de revolucionar nada, mesmo porque pouco sei sobre o assunto, mas sinto a necessidade de colocar isso em pauta. No SVarau usamos papel, barbante, madeira, tinta, cola, etc. Não sei ao certo calcular os malefícios que causamos ao meio ambiente material, mas também não sei calcular os benefícios que causamos no meio ambiente invisível, da energia boa que jogamos no mundo com a humilde pretensão de melhora-lo. Quero chamar pessoas para discutirem tal assunto. Quem ai que está lendo esse post e que apoia o SVarau está afim de tentar ajudar a faze-lo de forma mais sustentável possível, com o minimo de agressão ao meio ambiente físico? Estou fazendo um chamado a todos para darem ideia e proporem ações nesse sentido. Espero que tenham muitos ambientalistas atentos para nos ajudar nisso.

Daqui da minha posição de recém consciente ambiental (digo consciente não só de saber, mas de realmente começar a PRATICAR, reduzindo o consumo, reutilizando, reciclando, etc) dou minha ideia simples. Para expor no Varau eu colocarei as minhas poesias (até então virtuais) em coisas que iriam pro lixo. Não digo apenas papel rabiscado, mas embalagens de papelão, guardanapos pouco engordurados, etc. Essa ideia me veio ao ver um amigo fazendo algumas anotações numa embalagem de lampada comum.  Acho um possibilidade interessante, porém, mesmo dando essa RESIGNIFICAÇÃO a coisa, que antes ir pro lixo e agora vira fundo de uma poesia (que honra!), ainda temos que pensar em sua RECICLAGEM, em faze-la voltar para o ciclo de alguma forma. Quero dizer que ela não pode ir pro lixo da mesma maneira que ia antes, só que agora com uma marca poética eterna. É uma preocupação que tem que ser mantida mesmo com o fim do Varau, de aonde e como levaremos todo esse material para que ele possa ser reciclado ao invés de ir para um aterro. Outra opção seria fazermos um livreto com todo o material para deixar em alguma biblioteca, assim o material não viraria lixo e nem alimento para traças no fundo de uma gaveta. Sugiro esta ideia aos outros poetas, desenhistas e afins que possam escolher a superfície que vão utilizar. Pretendo ainda levar algumas materiais que iriam pro lixo para levar lá no dia, deixar em algum cesto para que todos possam deixar coisas escritas na hora para resignifica-los.

Conto com o apoio, opinião e ideias de todos para fazermos um SarauVarau verde. 

2 comentários:

  1. Ainda estou aprendendo sobre isso, e tenho a impressão de que esse aprendizado vai perdurar por tempo indefinido. Ainda assim resolvi escrever sobre o que sei e também sobre o que não sei, na esperança de ajudar a você e a mim mesmo na resolução dos termos iniciados com "R" citados no seu texto.
    O que eu percebo é que existe uma proliferação de palavras iniciadas com R, na tentativa de solucionar o problema do nosso lixo.
    Antes a reciclagem era sem forma e vazia, então surgiram os outros R.
    A verdade é que a reciclagem já não era suficiente para resolver o problema dos resíduos. Mas resumindo o pouco que sei, teremos: RECICLAR - enviar de volta ao ciclo de produção, utilizando a matéria prima (Ex. a garrafa pet vira plástico); REUTILIZAR - utilizar novamente para a mesma ou uma similar função um objeto (Ex. a garrafa de refrigerante para armazenar água); REAPROVEITAR - aproveitar um objeto aplicando-o em uma nova função (Ex. a garrafa é adaptada para servir de vaso de plantas).
    Aplicando qualquer dos R acima ou muitos que virão, você obterá a RESSIGNIFICAÇÃO, conferindo um novo significado ao que era LIXO. O único erro que posso identificar no seu texto está na idéia de que o material "não pode ir pro lixo da mesma maneira que ia antes". essa ressignificação deve ser ampliada para que os materiais não precisem mais ir para o lixo. Talvez por isso a criação de tantos R, para acabar com o lixo!

    ResponderExcluir
  2. Suas definições me ajudaram a entender algumas coisas, obrigado. Realmente a ideia é de não mais ir pro lixo, e não ir pro lixo e outra maneira. Acho que essa sociedade consumista já produziu tantas coisas que é hora de parar com tudo e usar esses R com o que já existe, suprindo nossas necessidades de maneira sustentável.

    ResponderExcluir